*
Menos de um ano depois da realização da mostra TRANSFER_cultura urbana. arte contemporânea. transferências. transformações, que colocou Porto Alegre na vanguarda da reflexão sobre a cultura que é produzida nas ruas, o prefeito José Fogaça destrói os graffitis de Geraldo Tavares, Gera, um dos ícones da arte de rua na cidade.
Quem passa sob o viaduto da avenida João Pessoa ainda pode ver resquícios da obra de Gera embaixo do ladrilho azul, numa intervenção asséptica, insossa e desrespeitosa, como a admnistração do prefeito.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) "o viaduto pichado e grafitado" receberá uma obra de arte, como se graffiti não fosse arte e Gera não fosse artista.
Fogaça, que se elegeu duas vezes com o lema "manter o que está bom e mudar o que é preciso",conseguiu piorar o transporte, a educação e agora golpeia a cultura. Golpeia também o coração dos moradores da Cidade Baixa, privados da humanidade que a obra de Gera levou para baixo do viaduto.
*Foto de Geraldo Tavares.
Entrevista para o podcast Urbanidades
Há 4 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário